quarta-feira, 27 de abril de 2011

Dia de tomografia


Hoje fiz minha primeira tomografia de controle. Acordei as 5h da manhã para fazer o exame as 7h. Fui de jejum e o exame em si é muito rápido. Destaque para o contraste que injetam. É tanta coisa que injetam em nosso organismo quando estamos com câncer que podemos entender o quanto nosso organismo é forte. São muitas substâncias e o corpo está aqui, firme e pronto para mais substâncias. Picadas de agulha já perdi as contas de quantas levei e de quantas ainda levarei.

Confesso que estou bem ansiosa com o resultado dessa tomografia. Não sai da minha memória quando peguei o resultado da primeira, antes de saber o resultado da biópsia. O que pude ver foi um buraco no meu pulmão e um buraco no meu chão, que se abriu e eu cai ali. Foi muito difícil ler o diagnóstico e a chance enorme de ser uma neoplasia. Através da tomografia já não dava para ter dúvidas que eu estava com câncer.

Neste dia foi que contamos para nossos filhos a enorme chance de eu estar seriamente doente. Ainda bem que o tempo passa a gente se adapta às situações. Hoje já tenho conhecimento do caminho que estamos trilhando e a esperança de ficar boa novamente é muito grande.

Também já consigo lidar com os efeitos da quimio sem desesperar. Como dizem: "a gente se acostuma com tudo na vida". Na verdade só tenho que agradecer a Deus por todas as oportunidades que tenho. Não precisei operar, não sinto dor alguma, com o novo tratamento os efeitos são bem menores, tenho todos os recursos para um bom tratamento, até meu cabelo está resistindo bravamente, tenho muito carinho dos que amo. Não posso reclamar não é mesmo?

Amanhã vou fazer um exame de sangue para ver se vou chegar na quimio com os níveis necessários. Terça-feira que vem faço outro exame de sangue e na quarta, se Deus quiser, meu quinto ciclo de aplicação. De picada em picada eu chego lá!

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Cãncer? Deu para esquecer um pouco...

O fim de semana prolongado foi muito bom! Deu até para esquecer que estou doente! Nestas horas parece que esta história não está acontecendo comigo. Desde o dia que acabaram os enjoos o câncer parece bem distante. Que felicidade ter mudado o medicamento e a fase ruim se resumir a 6 dias.

Na quinta, que foi feriado, fomos para a Serra do Cipó. Tínhamos planejado ficar por lá pelo menos umas duas noites, mas os planos mudaram. Primeiro que, em um trecho em que levaríamos em torno de 1 hora para chegar, gastamos mais ou menos 3 horas... Fiquei impressionada como as estradas não estão dimensionadas para o número de carros que querem deixar Belo Horizonte!

A Serra é linda! Muitas pousadas e muitos lugares lindos. Pretendíamos visitar o parque da Serra do Cipó, mas somente no outro dia valeria a pena, pela hora em que chegamos por lá. Como não achamos uma pousada que cobrasse justamente pelas noites que queríamos ficar, ficamos apenas até o meio da tarde e voltamos para BH. Almoçamos em um restaurante simples, mas a comida estava muito gostosa. Caso queiram saber mais a respeito da Serra do Cipó, podem acessar o link http://serradocipo.com/.

Nós prometemos voltar lá em um fim de semana normal (que não seja feriado prolongado) e conhecer todos os atrativos da Serra.

Ainda neste fim de semana conhecemos um parque dentro de BH ( Lagoa do Nado) e passamos de sexta para sábado em uma pousada que fica em Florestal, mais ou menos 65 km daqui. Minha mãe, o marido e minha irmã estavam por lá e foi muito bom o tempo que passamos com eles. A pousada (Recanto das Azaléias) é um recanto onde já nos sentimos de casa. Os quartos são confortáveis, tem piscina, quadra de areia para peteca, campinho de futebol, pomar, muito verde, é linda e o atendimento é excepcional. A comida é divina!

Voltamos no sábado a tarde e o domingo passamos em casa fazendo algumas mudanças.

Com isso tudo não deu mesmo nem para lembrar que estou doente. Apesar de saber que estou, confio que tudo vai dar certo e vou poder curtir ainda mais. Começo a acreditar que, enquanto espero minha remissão, dá para viver e ser feliz em alguns momentos!

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Saudades da minha vida!



Acho que é isso que sentimos quando o câncer passa a dominar nossos dias. Hoje acordei sentindo saudades da minha vida. Uns dirão, mas esta é a sua vida! Sim, mas o que sinto é que dei uma pausa para refletir sobre tudo e essa fase de reflexão vai passar e vou voltar à vida que escolhi viver.

Não que eu esteja passando por alguma depressão, aliás não estou. Não há tristeza também. Cuidei para não dificultar ainda mais essa fase e minha cabeça e meu coração estão bem. Só me sinto aguardando o momento de voltar à minha vida. Vou fazendo tudo que é possível para passar por tudo isso na esperança de que vou voltar a viver tudo aquilo que adorava viver e até mesmo o que não gostava. Hoje sei que mesmo o que não gostava de fazer são vivências importantes para que eu me sinta feliz.

Há talvez um pouco de nostalgia. Como defesa, vamos construindo uma rotina que não nos deixa cair e,independente de estar nostálgica, hoje está sendo um bom dia.

Sem dúvida o novo tratamento é muito melhor. Ontem passei um dia ótimo. Não tive enjoo e nem qualquer mal estar. Apenas o corpo tem reclamado a falta de atividade física. Sinto um pouco de dores nas costas, mas nada que alguns alongamentos não amenizem.

Fim de semana prolongado começa amanhã e, dessa vez, vamos aproveitar que estou bem e sair viajando aqui por perto meio sem rumo. Não fizemos nenhuma reserva de hotel e vamos ficar onde houver vaga. Este é bem o nosso estilo e por aqui temos muito o que conhecer ainda. Estamos bem animados com o feriado.

A todos que me leem um ótimo fim de semana e curtam o máximo o que podem fazer. A vida é maravilhosa e não podemos desperdiçar nenhum momento.

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Quem disse que seria fácil?

Pois é... quem disse que seria fácil? o primeiro dia após a quimio foi fácil, mas os enjoos voltaram, menos intensos, mas voltaram. O corpo também está sentindo muito a nova quimio. Me sinto mais cansada e de tanto ficar deitada o corpo dói.

Apesar dos pesares, os efeitos são bem menores agora e não ter quimio novamente esta semana faz toda a diferença! Fui realmente presenteada com este novo tratamento.

Desculpem a pequena postagem, mas ainda não me sinto muito bem para escrever. Só queria dar notícias a todos. Vamos indo em frente.

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Quimio com novo medicamento.

Ontem foi dia da quimio. Tive consulta e contei com a companhia da minha mãe. O médico disse que está tudo ótimo e que o tratamento está funcionando. Depois foram quase 6 horas de aplicação. Levei um crochê para distrair e deu certo, foi mais fácil e divertido. Além disso conversamos muito com outros pacientes na quimio. O melhor dessas conversas é que sempre vejo que sou uma privilegiada pois tem gente sofrendo muito mais.

Na hora do almoço meu marido foi ficar comigo e revesar com minha mãe (obrigada mãezinha!). O que melhorou no novo medicamento foi o tempo de aplicação que era de 8 horas e passou para 6 horas. E o melhor: próxima quimio apenas dia 04/05.

O inacreditável é que até agora (10h 40min do dia seguinte) não vomitei nenhuma vez e nem enjôo estou sentindo. Pode ser que estes sintomas aconteçam mais tarde, mas já é uma grande mudança. Sem estes sintomas consigo comer normal e cuidar mais da minha resistência ao tratamento. Mas, pensando sobre isto, consigo enxergar o quanto foi importante ter passado tudo que passei com o medicamento anterior. Quando passamos por situações assim, conseguimos não dar valor exagerado a outros sintomas menores.

Vamos indo em frente. Novo boletim médico a qualquer momento (hehehehe).

terça-feira, 12 de abril de 2011

Amanhã teremos batalha!!!


2052 soldados (segmentados) a postos! Vamos em frente batalhão! 

Obrigada a todos que se candidataram e vão comigo para a batalha de amanha!

Ufa!!! Nunca imaginei que fosse torcer tanto para fazer quimio. Graças a Deus minha imunidade voltou e amanhã continuaremos indo em frente.

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Ainda não é amanhã...

Acabo de pegar o resultado do meu hemograma. Que pena! Ainda não é amanhã que poderei fazer a quimio. Ligamos para o Dr. Renato (Oncologista) e ele disse que se sentirá seguro mesmo se o nível de segmentados alcançar o mínimo necessário, que é 1600 (só tenho 1577 soldadinhos hoje).... Alguém se candidata??

Devo fazer exame de sangue amanhã novamente, torcendo muito para que outros soldadinhos apareçam e queiram me defender. Se der certo farei a quimio na quarta. Na verdade nem acredito que estou com imunidade baixa, pois estou me sentindo muito bem!

Uma boa notícia é que a anemia passou para anemia discreta. Todo o ferro que estou ingerindo está valendo. Estou é ficando "cheinha" de tanto comer!

Vamos então aguardar o resultado do exame de sangue de amanhã... Torçam por mim, que a fé e a torcida de vocês têm me ajudado muito.

Fotos

Eu e minha "alma gêmea", que amo tanto, prontos para uma caminhada na Lagoa da Pampulha, ontem, domingo.




Um visual dos meus cabelos, ainda preservados. Nem parece que tenho câncer, não é mesmo?

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Hoje não foi o dia...

 É isso ai... hoje não foi dia de quimio. Não pude fazer pois minha imunidade está abaixo do nível aceitável...

Ontem a noite quando peguei o hemograma já fiquei consciente que teria de adiar a quimio. Meu marido ligou para o oncologista e ele confirmou: teríamos que adiar. De qualquer maneira fomos na consulta e levamos o raio X para que ele analisasse. Adivinhem????

O tumor REDUZIU!!! Está menor! E foi uma redução considerável assim como eu suspeitava, pois está visivelmente menor. Então não tive tempo de ficar triste por não poder fazer a aplicação, a alegria do tratamento estar funcionando foi imensamente maior.

No final do mês já marquei uma tomografia, dia 28 de abril. Ela sim dá todos os detalhes. Tenho muita fé e confiança que vai continuar dando certo.

Minha quimio foi adiada para terça dia 12 e daqui até lá tenho que comer bem e torcer muito para os segmentados e bastões ficarem bem fortinhos! Ah... também estou com um princípio de anemia, mas já estou tomando providências! Além destes detalhes, meu médico quando vê que meus cabelos ainda estão resistindo e tocamos no assunto, dá uma risadinha e diz: "vai cair..." Torço para que não, mas se cair a gente cata... hehehehe

No mais o que fica é a alegria enorme de estar melhorando. Obrigada a todos que estão me acompanhando.

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Amanhã é dia novamente...

Amanhã é dia de aplicação. Consulta as 8h30m e logo depois aplicação. A diferença desta vez é que não sei quanto tempo durará e nem que efeitos provocará.

Todo o tratamento será trocado e o que virá por ai é uma incógnita. A esperança é muito grande de que os efeitos sejam menores, menos agressivos e de que minha audição volte ao normal.

O resultado do raio X saiu e a impressão que temos, nós que somos leigos, é de que a lesão diminuiu... Agora estamos muito ansiosos com o diagnóstico do médico. Se Deus quiser vai dar tudo certo!

Já fiz meu exame de sangue alguns minutos atrás e o resultado pego pela internet por volta de 21 horas. Estar em Belo Horizonte ajuda muito com estes recursos imediatos. Amanhã levo para meu oncologista os exames de sangue, o raio X, algumas receitas que preciso que ele emita e a grande vontade de viver que tenho dentro de mim.

Assim que for possível informo do meu estado depois desta nova aplicação. Torçam por mim.

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Motivo de festa!


A realização de um sonho virou realidade. Vou me formar Administradora dia 4 de junho! Foram 5 anos de curso à distância de Graduação em Administração na Universidade Federal de Lavras! Foram muitos desafios, muita disciplina, muito estudo, muita dedicação, mas o grande desafio foi o câncer antes de me formar. Estes últimos meses fui capaz de superar momentos muito difíceis dentro do curso e agora tenho certeza da minha força para ir em frente: venci.
Não venci sózinha. Tive uma parceira muito querida que caminhou comigo na elaboração do TCC. Agradeço muito a ela por estar comigo todos estes momentos e fazer parte importante nesta vitória.
Hoje sairam minhas últimas notas, o que confirmou a conclusão do meu curso. 
Que eu sirva de exemplo àqueles que acham que existe idade para conquistar sonhos. Tentei várias vezes fazer um curso superior, mas nunca consegui pelas circunstâncias da vida. O curso à distância foi um achado. Foi difícil, exigiu uma disciplina enorme e muita dedicação. A UFLA não brincou, exigiu o máximo que podíamos dar e agora, com 46 anos, vou ter a alegria de me formar.
Beijos á toda equipe do curso pela tolerância e por todo o apoio que me deram e continuam me dando.E mais uma vez minha família que esteve sempre comigo.
Tim... Tim... à vida e aos sonhos!!!!

Aguardando ansiosa o resultado do raio X ... Muito feliz e confiante!

terça-feira, 5 de abril de 2011

2 meses de tratamento.

Completei 2 meses de tratamento e o médico pediu um raio X de torax. Fiz hoje logo cedo e estou bem ansiosa para ver o laudo. Pena que só vou saber alguma coisa na quinta-feira. Fica aqui dentro uma esperança enorme de que a mancha tenha diminuido bastante ou, quem sabe, até sumido. (sou bem otimista mesmo :))
Estou me sentindo muito bem. Diria que até para mim fica difícil acreditar que estou doente quando me sinto sem enjôo e com energia. Acredito mesmo que a alimentação é essencial nessa caminhada e o que tenho feito é me respeitar (do jeito que for possível) nas horas ruins. Nas horas melhores procuro me alimentar o melhor que posso e ai acabo recuperando minha energia e minha capacidade de combater qualquer mal.
Meu  cabelo continua caindo mas, como eu já disse outras vezes, parece que o tratamento não vai conseguir acabar com ele. A gente sempre diz que perder os cabelos é o de menos, mas tenho consciência que poder tê-los neste momento é muito importante para o meu estado geral. Quem sabe vou conseguir mantê-lo até o fim.
Quando vou a algum hospital ou mesmo na clínica fica transparente o quanto sou abençoada. Meu único grande desafio hoje é enfrentar o tratamento. Tantas pessoas têm problemas piores! Nessas horas tenho a certeza que o câncer não é uma puniçao, mas uma oportunidade de enxergar o mundo e as pessoas com olhos diferentes. É uma grande oportunidade de entender o que realmente importa na vida e o que tenho entendido é que a vida é simples e que ser feliz, buscar a felicidade, é mesmo nosso grande objetivo.
Hoje estou feliz por motivos que para alguns podem parecer banais, mas para mim são vitais. Momentos ruins vou tê-los, mas irão passar.
Pela manhã conversei com minha chefe e foi muito gratificante. Ela é uma pessoa que só engrandece tudo ao seu redor e está fazendo um ótimo trabalho. Agradeço a Deus por tê-la encontrado em meu caminho e sinto mesmo muitas saudades de todos os meus colegas de trabalho, sem exceção.
O fim de semana foi em Lavras, onde morei antes de vir para BH. Que delícia foi encontrar as pessoas que amamos. Cada abraço foi uma dose cavalar de força para que eu vá em frente! Nos divertimos muito e foram muitas risadas. A universidade onde trabalhei (UFLA) está espetacular! Linda, linda, linda!!! Parabéns aos responsáveis. Sinto saudades de lá e das pessoas que ali trabalham.
Na programação: quinta-feira,dia 07/04, exame de sangue a tarde e pegar raio X; na sexta-feira, 08/04, aplicação com o novo medicamento que ainda é um mistério com relação aos efeitos que trará.

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Detalhes simples!

Uma das lições que a doença nos traz é que a vida pode ser simples. Detalhes pequenos e singelos podem ter um valor que, quando vivemos sem a doença, não têm valor nenhum. Digo isso porque hoje acordei sem nenhum sinal de enjôo. Como isso pode ser simples e maravilhoso!
Ontem recebi a visita de um primo que na minha adolescência foi muito companheiro e pude sentir em seus olhos o sentimento verdadeiro de que está torcendo por mim. Obrigada pela visita! Também tive a visita do meu irmão que tem me ligado sempre, além de minha irmã, que mora no interior ter me ligado também. Também falo com minha mãe duas vezes por dia ao telefone. Acreditem, o carinho daqueles que amamos é parte importante do tratamento para a cura, por isso minhas chances são tão grandes, pois minha família, que amo tanto, está aqui comigo, o tempo todo, incondicionalmente.
Sinto mesmo que meu marido e meus filhos vibram comigo cada conquista, cada vitória e quando os momentos são difíceis estão aqui solidários, segurando todas as "barras". Acabo de entender que todo oncologista, na primeira consulta, deveria emitir uma receita, além das inúmeras que emite, com os seguintes medicamentos, essenciais ao tratamento: amor, carinho, solidariedade, companheirismo, amizade, tolerância e o principal "FAMÍLIA". Esses "medicamentos" não têm preço e tenho a grande sorte de tê-los em minha casa.
O fato de estar bem merece um passeio e acho que vamos ao interior matar saudades de todos que deixamos por lá quando nos mudamos para Belo Horizonte.
A vida merece ser comemorada!
Um ótimo fim de semana a todos que estão me acompanhando e mais uma vez: Obrigada!