segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Sustos acontecem...


Depois de uma semana de muita movimentação dentro de casa: marceneiro, pedreiro, instalador de cortinas, de novo resolvemos viajar no fim de semana. Foi bem em cima da hora e resolvemos ir para Lavras, já que minha filha e o namorado iriam para uma cidade próxima, Perdões, e resolvemos levá-los.

As vezes acho que o que eu e meu marido amamos é a estrada. Não pensamos duas vezes para viajar, mesmo que passemos a maior parte do tempo na estrada.

 Em Lavras acabamos encontrando alguns amigos e foi muito bom saber notícias de todos. Fomos para a casa da minha cunhada, que como sempre, nos recebeu com muito carinho. Quando fui dormir tive um acesso de tosse que nos assustou um pouco.

Há 10 dias mais ou menos venho sentindo um certo desconforto na respiração profunda e como não era muito grande resolvi esperar a consulta, que é dia 02/08, para relatar o fato ao médico e ver o que ele me indicaria para fazer. Depois do acesso de tosse, que foi minimizado com vapor e um leite quente preparado por minha cunhada, consegui dormir normalmente. Amanheci tossindo e nosso plano era pegar a estrada de volta assim que acordássemos.

Como estava tossindo e mal conseguindo conversar, sugeri que passássemos na farmácia para comprar um xarope, mas tive receio de estar fazendo a coisa errada. Pedi ao meu marido que passássemos no Hospital e ouvíssemos a opinião de um médico. No hospital fui atendida rapidamente, pois haviam poucas pessoas para serem atendidas e a primeira providência foi fazer uma nebulização. A nebulização foi milagrosa, cessou imediatamente a tosse. Como precaução a médica solicitou um raio X de pulmão e ai começou a novela do domingo mais longo que já tivemos.

O raio X mostrou uma névoa branca na parte inferior dos dois pulmões e como disse a médica: "o ar é preto" e aquela parte branca não significava boa coisa. Ela solicitou um hemograma e tivemos que esperar 1 hora e meia pelo resultado. Meu hemograma estava excelente e o diagnóstico ficou sendo: princípio de pneumonia atípica, pois eu não tinha febre. Já estava preocupada de ter algo mais sério e aí minha preocupação aumentou. A médica receitou um antibiótico e cortisona.

Meu marido ligou para o meu oncologista e relatou os fatos. Meu médico pediu para que não fizéssemos nada antes de vir para Belo Horizonte e aguardar um diagnóstico no Hospital Felício Rocho. Era o meu desejo e ele só veio confirmar o que achava que tinha de ser feito.

Saímos de Lavras esperando que a viagem durasse 3 horas, mas volta das férias... Levamos, na verdade, mais de 4 horas para chegar ao Hospital.

O atendimento demorou um pouco mais de 1 hora para ser iniciado, mas depois de iniciado valeu toda a espera. Fomos atendidos por uma médica excelente que fez todos os encaminhamentos para exames. O que me deixou muito receio é que ela disse que teríamos de fazer um exame para ver se eu não estava tendo embolia pulmonar. Este exame leva 2 horas para sair o resultado e já estava passando uma história em nossas cabeças. Eu teria que escolher entre pneumonia e embolia para torcer (humor sinistro...).

Fiz também outros exames: eletrocardiograma, raio X de torax e raio X de seios da face.

Conclusão: eu não tinha e nem tenho nada, nem embolia, nem pneumonia. A orientação foi para que eu fique observando o desconforto na respiração e caso surja um novo sintoma eu procure o hospital novamente. Fiquei muito aliviada. Eu e meu amor vibramos com o diagnóstico e tivemos que ligar para aqueles que estavam acompanhando os acontecimentos, para dar a boa notícia. Ficamos lidando com tudo isso das 9h da manhã até as 23h, que foi quando chegamos finalmente em casa.

Confesso que ontem foi um dos dias mais difíceis depois que descobrimos o câncer. O medo de que algo dê errado continha presente, apesar dos ótimos resultados no combate à doença. No raio X dos pulmões tivemos a nítida impressão que o câncer diminuiu mais ainda. Agora precisamos é confirmar com o Oncologista.

O mais bacana disso tudo é saber que nunca estamos sozinhos. Todos aqueles que amamos estão do nosso lado. Além disso, com estes acontecimentos tenho a certeza, cada dia mais, do amor incondicional entre eu e o "amor da minha vida". Rodrigo tem sido uma parte essencial de mim e com ele tudo se torna mais fácil de ser enfrentado. Deus foi maravilhoso comigo por permitir que ele esteja do meu lado.

Continuando o tratamento, hoje já fiz outro exame de sangue, como parâmetro para a aplicação. Estou parecendo uma peneira de tantas agulhadas que levei nos últimos dias... hehehehe. Mas isso não é nada, apenas faz parte dos meus dias e vai chegar o dia que não vou precisar mais de tantas agulhadas. O resultado pego hoje a noite e amanhã tenho aplicação no começo da tarde. Estou bem animada com a melhora do câncer e sinto que vamos conseguir vencê-lo.

Para todos vocês uma ótima semana e não se esqueçam: nem tudo é o que parece e o melhor sempre pode acontecer.

2 comentários:

  1. Cida e Rodrigo,

    Que susto...hein!

    Mas o encontro foi maravilhoso, ficamos muito felizes.

    Familia Ishida

    ResponderExcluir
  2. Também achamos maravilhoso nosso encontro. O susto ja passou... hehehehe. Beijos e em especial no nosso afilhadinho que está lindo!
    Cida

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e não esqueça de colocar seu nome no final do comentário.