sexta-feira, 20 de abril de 2012

Motivos para ser feliz!



Descobrir o câncer é como explodir uma bomba em nossa vida. É preciso muita força para aguentar o tranco, até aceitarmos que não temos opção: ou nos adaptamos ou nos adaptamos para continuarmos indo em frente e vivos. Não se adaptar significa jogar, todos os dias, um pouco de vida fora.

Enquanto não há a aceitação de que a vida mudou, é tudo muito difícil. Já chorei muito querendo minha vida de volta, porque não entendia que minha vida não tinha ido embora, mas havia apenas tomado outro rumo. Eu continuo aqui, mas cheia de situações, características, acontecimentos, obrigações, compromissos e sentimentos diferentes.

Dizem que quem tem câncer são pessoas sábias. Não é que sejam sábias, mas tornam-se sábias. Impossível não aprender com a morte batendo na sua porta e a vida sendo questionada em todos os sentidos. Impossível não repensar conceitos, pensamentos, crenças, sonhos, se tudo pode ser finalizado e seu tempo pode terminar.

Então nos perguntamos: é possível ser feliz mesmo tendo câncer? Sim, é possível. Tenho pensado muito nos motivos que tenho para ser feliz, lutar e seguir em frente:

. Estou viva;
. Tenho dois filhos que só sabem me dar orgulho, carinho, amor, lições de vida;
. Tenho o melhor marido do mundo que me carrega no colo, me ama, me faz sentir uma princesa apesar das transformações que a cortisona fez em mim, que me acompanha em tudo e que eu amo tanto;
. Tenho uma mãe que transborda amor e me faz sentir abraçada todos os dias, apesar de não nos vermos todos os dias, além de ser uma guerreira, exemplo de vida;
. Recebo amor e carinho do meu padrasto, meus irmãos e alguns amigos que nem precisam dizer nada, apenas torcem e oram por mim e isso já me faz feliz;
. Apesar do meu câncer ser de pulmão com metástase e não poder ser operado, ele vem diminuindo;
. Não sinto dores;
. Sinto falta de ar, mas existe remédio que me ajuda nisso e não é nada tão grave;
. Minha imunidade é muito boa e se recupera muito bem após a quimioterapia;
. Minhas reações à quimio nem são tão pesadas assim;
. Tenho uma casa maravilhosa onde passo meus dias;
. Acordo a hora que quero (aposto que tem muita gente com inveja disso!!);
. Tenho um plano se saúde que realmente cuida de mim (CASSI);
. Viajo bastante (adoro!);
. Posso comer o que tenho vontade (graças a Deus!);
. Passo o dia fazendo aquilo que gosto (artesanato, assistindo TV, navegando na Internet, etc);
. Faço parte de grupos na internet que me trouxeram amigas e experiências impagáveis.

O que sei é que dentro das opções que me foram dadas neste momento, eu optei por ser feliz e aproveitar o tempo que Deus tem me dado de presente. Aliás ele dá esse tempo a todos nós e optamos em aproveitá-lo ou deixá-lo passar. O câncer nos ensina como aproveitá-lo.

Tristeza? Acho que tenho uns poucos momentos, mas são muito poucos diante da alegria de ainda estar aqui e poder viver ao lado daqueles que amo tanto!

10 comentários:

  1. È isso aí, Cida! Olhando para frente e encontrando sempre motivos para sorrir :)
    Um beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Beijo Patrícia e que minha alegria de viver contagie vocês por ai tb.

      Excluir
  2. Oi Cida, é isso mesmo: a vida sempre tem seus encantos, né? Força. bjs. da sua prima, Valéria.

    ResponderExcluir
  3. Oi Valéria. Quaanto tempo. Espero que esteja tudo bem com vcs. Graças a Deus tenho conseguido ir em frente. Beijo grande!

    ResponderExcluir
  4. Puxa Cida, sem querer hoje no início da tarde conversamos justamente sobre isso, e eu ainda não havia lido sua postagem, (pois como não estou enxergando e fico dependendo desse programa, as vezes me enrolo com ele... rsrs.. e preciso da ajuda de alguém...) Mas concordo realmente contigo, é isso aí devemos nos agarrar no hoje, o passado foi bom, mas não voltará nunca á ser a mesma coisa, mesmo quando retomarmos nossa saúde teremos uma bagagem muito maior de conhecimentos, experiencias, sentimentos, marcas, cicatrizes emocionais e físicas, mas é só sabermos utilizar tudo isso de forma certa e positiva!!! Você me é muito querida!! Adorei ler seu texto hoje, vou dormir bem mais tranquila!! Obrigada por existir!! E por deixar que eu participe de sua vida!!! Beijinhos em seu coração da amiga que está aqui sempre em constante torcida!!!

    ResponderExcluir
  5. Cida, você me enche de orgulho!!! É isso aí temos muito motivos para louvar ao Senhor e pedir que ele nos mantenha firmes, fortes, CURADOS e VIVOS para honra e glória do Senhor Jesus!!!
    O grande lance de se ter a segunda chance em vida é exatamente essa....
    Bjos

    ResponderExcluir
  6. Que lindo post! Isso é olhar o mundo com outros olhos, é reiventar a vida com que se tem, é viver intensamente apesar de..., é ter fé, é ser uma pessoa especial. Obrigada Cida por me fazer também refletir e dar mais valor a que eu tenho. Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  7. ...felicidade, e ser feliz...depende apenas de atitude, é isso que você faz todos o dias, que belo exemplo.

    Familia Ishida

    ResponderExcluir
  8. Faz dias que estava pensando no que escrever, sobre essa sua postagem.
    E hoje me veio a cabeça uma coisa que o Gianecchini disse: "Existem coisas reservadas pra gente que foge do nosso entendimento, mas que lá na frente vai, fazer todo o sentido... Por isso nunca perca a fé."
    Tudo vai dar certo!!!

    ResponderExcluir
  9. Oi Cida.
    Eu tbém estou em uma situação parecida c/a sua, qual a quimio q vc ta fazendo agora?
    Eu ja tenho 01 ano e nove meses de quimio,e graças a Deus,fiz um PET/CET agora em SP e nao deu mais nada,mas a quimio continua.
    Boa Sorte p/nós
    bjs
    Vania

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e não esqueça de colocar seu nome no final do comentário.