quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Natal chegando...


Natal chegando... Sempre gostei tanto de natal! Reunir aqueles que amo e sempre acabamos reunindo na nossa casa. Dessa vez faremos diferente. Viajaremos no dia 24/12, eu, filhos, maridão e minha mãe e só voltaremos para o ano novo. Foi a data que conseguimos para uma viagem com todos juntos, senão teríamos que viajar com o Henrique agora e com a Sabrina em Janeiro.

Estou feliz que possamos ir todos juntos e muito mais por levar minha mãe. Ela quase nunca se anima a viajar e desta vez quer muito ir. Muito bom!

Na segunda-feira passada fiz a segunda aplicação do quinto ciclo da quimio. Ufa!!! Menos uma... Pela previsão anterior só falta um ciclo de 2 aplicações cuja primeira aplicação está marcada para dia 04/01. O único porém é que, pois, como o CEA (marcador tumoral) deu alterado e no dia 03/01 faço meu segundo PET-CT, dependendo do resultado, tudo pode mudar. Mas não adianta espernear. O que tenho que fazer é relaxar, esperar cada dia e ir em frente como for necessário.

Por isso é importante que eu curta cada momento nesta viagem e acumule energia para continuar a batalha.

Mas tenho fé que estamos caminhando para a vitória, de mãos dadas com Deus.

Quero desejar a todos vocês que me acompanham um Natal especial, onde a fé seja o principal ingrediente da festa e o amor seja constante não só no dia de Natal, mas todos os dias. Que 2012 traga para cada um momentos felizes, de muita paz e muita saúde.


segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Saudades de mim!


Sinto. às vezes, saudades de mim. O espelho não me reconhece mais e quando me procuro nele, não acho.

Eu que nunca me achei bonita, hoje vejo que era linda e a vida veio e sacudiu minha caixa e tudo se misturou. Olhos não são os mesmos, o cabelo que foi embora não é o que voltou. Sorrisos? Tiveram que ser refeitos, pois os motivos mudaram. Meu corpo? Não é mais o mesmo. Toma  a forma que a doença e seus remédios querem.

O câncer, quando vem, nos vira do avesso e não há como voltar ao lado direito. Temos que reconstruir o avesso. Rever conceitos, formas, sabores, sons.

Mas a vida é assim, não é mesmo? Aos poucos vou me adaptando ao meu avesso, procurando transformá-lo no mais próximo do que já fui. Procurando me adaptar ao rosto inchado, cabelo anelado, olheiras, corpo mais redondo, falta de ar com qualquer esforço.

O que não posso reclamar é que durante toda minha vida até aqui cultivei sentimentos que me cercaram de gente que amo muito e que me ama também. Mesmo estando do avesso, o carinho que recebo me aquece e me protege de qualquer preconceito que o mundo possa ter. Obrigada Senhor, pelo novo ponto de vista.

Mas mesmo sabendo que precisamos de pontos de vista diferentes para seguir, sinto saudades de mim!

Hoje fiz exame de sangue logo cedo e tenho consulta e quimio a tarde com Dra. Renata (Dr. Renato está viajando). Ela deve pedir um PET-CT. Estou curiosa para saber em que pé estamos! Estou também refazendo o exame CEA para ver porque deu um índice tão alto.


terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Ontem foi dia de quimio...



Pois é, ontem foi dia de quimio. Meu médico doutor Renato viajou e quando ele viaja quem me atende é a Dra. Renata Pinho. Sensacional. Levei uma lista de perguntas e ela me atendeu super bem.

Na sexta comecei com uma cistite e tomei remédio por minha conta. A médica mandou parar e amanhã vou fazer exame de urina para ver se tenho alguma infecção. Além disso um dos exames pedidos pelo Dr. Renato deu um pouco acima do esperado e vamos repetí-lo na semana que vem, quando for fazer a segunda aplicação deste quinto ciclo. Independente disso, a Dra. Renata vai pedir um PET-CT na semana que vem também para vermos como andam as coisas.

O que sei é que tenho que me conformar em ir tomando remédio. O próximo tratamento previsto provavelmente será via oral. Pelo menos dará um descanso às minhas pobres veinhas. Elas estão bem cansadinhas... E vamos em frente que estar vivo é muito importante e ainda temos um longo caminho a seguir.

Já estamos pensando em tratamentos paralelos. Cuba já tem aprovada a vacina para câncer de pulmão como o meu. Estamos pensando seriamente em ir até lá.  (Mais informações no post anterior)

Alguém de vocês já fez operação espiritual?

Quero viver e vou procurar o que for possível para isso.

Ahhhh... esqueci de contar: vou fazer uma pós-graduação lato sensu. Já fiz minha inscrição e logo começa o curso. Não podemos parar, não é mesmo?

Outra novidade foi o fim de semana que passamos em Lavras. Foi formatura do meu sobrinho e afilhado Felipe. Quanto orgulho! Uma conquista super importante e batalhada cada minuto! Ele merece chegar onde chegou e Deus há de presenteá-lo com um futuro brilhante. Ele se tornou bacharel em Direito. Parabéns Felipe. Algumas fotos:



 


No mais estou me sentindo muito bem. Mesmo tendo feito aplicação ontem, hoje estou muito bem. Que continue assim. O melhor disso é que posso continuar fazendo meus artesanatos, o que adoro fazer.

Beijos em todos e assim que tiver mais notícias posto aqui.



sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Notícia importante sobre o câncer de pulmão.


Notícia veiculada no site http://www.itamaraty.gov.br/ no dia 07/12/2011 e que me trouxe muita esperança.

Cuba já tem vacina para o câncer de pulmão

07/12/2011

As autoridades sanitárias de Cuba registraram no Peru uma vacina terapêutica contra o câncer de pulmão que foi aplicada com resultados favoráveis em cerca de 2 mil pacientes na ilha, sem provocar efeitos adversos severos, informou a imprensa estatal cubana. A vacina CimaVax-EGF oferece a possibilidade de converter o câncer avançado em uma enfermidade crônica controlável e começou a ser comercializada em Cuba no início deste ano. “A Cima Vax-EFG está registrada em Cuba e no Peru. Está em processo no Brasil, na Argentina, na Colômbia e em outras nações e tem direito de patente em quase todo o mundo”, disse Gisela González, chefe da equipe de desenvolvimento da vacina, citada pelo diário Granma, do Partido Comunista, do governo. González ressaltou que os ensaios clínicos com a Cima Vax- EGF foram iniciados em 1995 e têm “demonstrado segurança e resposta imune” em pacientes em estados avançados da doença. A vacina contra o câncer de pulmão é aplicada em pacientes que receberam tratamentos de radioterapia ou quimioterapias para controlar o crescimento do tumor sem toxicidade associada, explicou a especialista, segundo o diário.

A indústria biotecnológica cubana representa uma importante injeção de divisas para a frágil economia doméstica, com a comercialização de 38 medicamentos em cerca de 40 países. Segundo números recentes, a biotecnologia garante entradas anuais que superam os US$ 300 milhões. As autoridades cubanas estão impulsionando a cooperação tecnológica, por exemplo, com a China, seu segundo parceiro comerciais. O Brasil é outro país com o qual mantém uma forte colaboração bilateral na esfera da saúde e, em especial, na biotecnologia.