domingo, 24 de julho de 2011

Fim de semana movimentado.


Nosso fim de semana foi bem movimentado, pelo menos em matéria de quilômetros. Viajamos para Itajubá MG (+- 450km de BH). Houve um encontro de 27 anos de formado do meu marido e foi tudo muito gostoso. Fizeram um churrasco fantástico e o encontro de todos é que foi o que mais curtimos. Como disse meu filho: é mesmo uma turma muito especial, que tem um carinho muito grande entre todos. Já fomos em vários encontros com eles e é sempre muito bom.

Hoje, na volta, aproveitamos e passamos em Lavras (minha cidade mais que querida). Primeiro que fomos deixar meu filho para alguns dias com os amigos que ficaram por lá e depois para deixar algumas coisas que precisávamos deixar na casa da minha cunhada. Não deu tempo de fazer mais nada, pois nem paramos em nenhum destes lugares. Nossa preocupação era não estar na estrada quando a noite chegasse e conseguimos. Eram 18h quando chegamos em Belo Horizonte. Fica aqui uma dica: se forem a Lavras e quiserem um restaurante para almoçar, escolham o Restaruante Picles. Lá é demais! Sempre que passamos por Lavras é lá que almoçamos.

Já em casa estou tentando descansar um pouco, pois o corpo está reclamando...

Esta semana faço mais um exame de sangue para controle e devo marcar o cardiologista para levar os resultados dos exames que ele solicitou.

O que está me deixando muito feliz é que meu cabelo está crescendo rápidinho. Não vejo a hora de parar de usar lenço. O lenço é muito simples de usar, mas é melhor não precisar dele. Minha sobrancelha já está perfeita e já me sinto bem melhor assim, sem aquela carinha de doente.


Bom fim de domingo e ótima semana para todos!

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Divagando...

Passar pelo câncer, sem dúvida, nos traz sabedoria e passamos a enxergar tudo com outros olhos. Cada momento vivido passa a ser mais gostoso, mais valorizado. Tanta gente reclama de coisas tão pequenas e deviam estar cientes que existem coisas realmente grandes que podem provocar o desvio do curso de nossas vidas.

Com o câncer aprendemos que muitas palavras não precisam ser ditas, principalmente aquelas que podem desencadear tristeza, preocupação ou rancor em vão. Tenho pensado mais para falar. Se o que vou dizer for provocar sorrisos, ternura, amizade, evolução, digo logo. Caso contrário, se o que vou dizer irá provocar ressentimento, decepção, preocupação, e tudo isso for desnecessário para a vida, me calo. É mais coerente ouvir o que as outras pessoas têm a dizer do que dizer algo que possa entristecê-las.

Aprendemos ainda que preguiça só é bem vinda se for para ser curtida, senão não há porque não encarar tudo que nos aparece. Se a vida me chama, atendo logo. Hoje mais do que nunca não sou capaz de prever o futuro e o presente é um grande "presente" de Deus.

É isso, tenho crescido muito com o câncer e viver tem sido uma "curtição" maior do que já era.

Falando em curtição, ontem foi um dia histórico. Minha irmã veio do interior com o namorado e conseguimos reunir, junto de minha mãe, os três filhos (eu, meu irmão e minha irmã). Só faltou meu sobrinho para que minha mãe tivesse  toda família reunida. Foi um domingo fantástico. Felipe você fez falta.

Hoje cumpri mais um compromisso com a doença: tomei uma injeção de Vitamina B12. O novo tratamento exige procedimentos que devo cumprir e um deles é essa injeção de 40 em 40 dias. Outro é tomar ácido fólico todos os dias. Tudo isso buscando reforçar o organismo para suportar a quimioterapia. Injeção tomada vamos em frente.


Sinto-me feliz por estar me sentindo tão bem e por estar conseguindo viver, apesar da doença.

terça-feira, 12 de julho de 2011

Cliente VIP.


Ontem foi dia de quimioterapia. Talvez em outras épocas eu me sentisse ansiosa antes, mas nesta fase que estou passando, onde os efeitos são mínimos, esta ansiedade não existe.

A quimio foi a tarde e aproveitamos para almoçar no shopping. Foi a primeira vez que em um dia de quimio não almocei na clínica. Almoçar lá dentro não é muito agradável. Desenvolvi um sentimento que me dificulta até mesmo tomar água lá dentro. A clínica é maravilhosa e cheia de recursos, mas no começo passei tão mal nas aplicações que basta eu entrar lá dentro para me sentir enjoada.

Esse sentimento está melhorando, pois a aplicação agora dura apenas uma hora, mas ainda me sinto um pouco enjoada lá dentro. Salientando que não é culpa do médico e nem do pessoal incrível que cuida da gente.

Antes da aplicação fui para a consulta com o Dr. Renato, meu anjo nos últimos 5 a 6 meses. Como sempre, ele disse que estou ótima! Exames dentro do esperado, efeitos quase ausentes. A única coisa que está me incomodando (alguns podem achar uma bobagem na minha situação) é que estou engordando e, como não posso ficar regulando muito, está difícil de controlar. Dr. Renato disse que a cortisona colabora e muito nesse aumento de peso. Disse também que leva de um a dois meses para que ela pare de fazer efeito depois que eu parar de tomar. Ainda vou tomá-la uns 3 ou 4 meses pela frente, portanto vou ter de ter muita paciência, aceitação e controle. Mas isso é o de menos não é? Depois que estiver curada posso conseguir chegar onde quero. A bem da verdade, tenho de agradecer a Deus pois estou no caminho inverso da grande maioria dos doentes de câncer que perdem peso absurdamente. Não sentir enjôos e conseguir comer ajuda muito no fortalecimento do organismo para enfrentar esta luta.

Após a consulta o médico disse que eu iria inaugurar uma área VIP da clínica que tinha acabado de ser construída. Fiquei animada pois adoro novidades. A área ficou linda! Montaram salas individuais com TV de LCD e tv a cabo, poltronas mais confortáveis, cadeiras para os acompanhantes, pia, bancada, muito espaço, varanda e uma decoração lindíssima e agradável. Além do atendimento que fica quase personalisado. Fiquei encantada e agradeci a Deus por ter acesso a um tratamento tão especial. Gostaria mesmo é que todos os doentes de câncer, ou de qualquer doença, pudessem ser tratados da maneira que tenho sido tratada. Por isso não posso nem reclamar de nada. Fui premiada em ter um plano de saúde (CASSI) que me apoia em todos os momentos e de encontrar uma clínica com profissionais tão bons. Agradecimentos à equipe do Oncocentro e, especialmente, ao Dr. Renato Nogueira.

Dentre os meus exames fiz também os exames solicitados pelo cardiologista e fiquei até um pouco aliviada. Apesar do meu colesterol estar alto, 272 (menor que os 324 de menos de um mês atrás), meu triglicérides voltou ao normal, 132 (bem menor que os assustadores 394 anteriores). Na sexta-feira que vem farei o Ecocardiograma e na semana que vem devo retornar ao cardiologista.

E vamos caminhando e buscando soluções para os problemas que aparecem. Estamos aqui para isso não é mesmo?

Contagem regressiva: faltam 4 aplicações de Alimta. A próxima será em 2 de agosto.

Pequena declaração de amor!



Hoje estou com vontade de falar do "meu amor". Em outubro faremos 28 anos de casados e estamos mais tempo juntos do que já estivemos com nossos pais. Deus iluminou meu caminho quando cruzou nossos caminhos.

Esta semana ele volta a trabalhar (depois da licença para curar um pé quebrado) e confesso que vou sentir a falta dele aqui comigo o tempo todo. Foi um período tão bacana onde ele cuidou de mim e eu cuidei dele. Tudo isso só fez que nos aproximássemos mais. Como prometemos quando nos casamos: "na saúde e na doença". Provamos, mais uma vez, com estes cuidados, o carinho e o amor que temos entre nós.

Nesse período nossos filhos (incluindo meu genro) foram fundamentais para cuidar daquilo que nós dois, por limitações, não conseguimos resolver.

Acredito mesmo que Deus não nos envia desafios sem um propósito. Apenas mais tarde conseguimos compreender que os desafios foram necessários para nossa felicidade e nosso crescimento. Por isso precisamos ter tolerância, paciência e maturidade para enfrentar o que nos aparece no caminho.

Família, AMO VOCÊS!!!

domingo, 10 de julho de 2011

Continuando a luta.


Esta pausa, entre uma aplicação e outra, neste novo tratamento, me fez acreditar que ainda tenho direito de viver. Quando adoecemos tudo parece paralisado e temos a impressão de que não temos mais o direito de ser normal. Tudo parece girar em torno da doença e não conseguimos enxergar nada além dela. Poder esquecê-la em alguns momentos é importante nesta caminhada.

O que tenho sentido é que a vida está continuando e se eu não conseguir aproveitar meus dias agora, eles não voltarão. Viajar foi renascer. Durante a viagem me senti muito bem e continuo me sentindo. Não tenho sintoma nenhum da doença e tenho tido muita alegria por estar viva. Minha família me proporciona dias lindos e com isso superamos juntos tudo que precisa ser superado.

Sexta-feira fiz alguns exames de sangue e fiquei animada. Estou prontinha para a próxima aplicação que será amanhã a tarde. Além disso meu colesterol caiu bastante e meu triglicérides voltou ao normal. Ufa!!! Os últimos resultados tinham me deixado bem assustada.

Um dos pensamentos que andam me rondando é fazer uma pós-graduação. Meu diploma de graduação deve chegar em alguns meses e, já que acredito que vou viver ainda muito tempo, preciso pensar na continuidade dos meus estudos, não é mesmo? Já estou olhando alguns cursos e, com certeza, na hora certa vou iniciar esse novo desafio.

Também tenho sentido falta do meu trabalho. Me anima pensar que vai chegar a hora em que vou ter superado tudo isso e vou conseguir levar a vida que escolhi em frente.

O importante é que amanhã, dia 11/07, subo mais um degrau no tratamento. Faço mais uma aplicação e vão ficar faltando mais 4. Isso não é nada perto de tudo que ainda tenho para viver.

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Renovada!

Depois da primeira aplicação do novo tratamento, fiquei esperando que ficasse mal, com enjôos e vômito, mas, acreditem, foi como se não tivesse tomado nada. A aplicação foi tranquila, pois demorou apenas 1 hora e não tive efeito colateral nenhum. Isso só serviu para elevar minha confiança de que tudo vai dar certo e vou ficar bem.

Como havia dito fui ao cardiologista e os índices de colesterol e triglicérides estão realmente fora do esperado. O médico pediu um ecocardiograma e exames de sangue para que possa me indicar o tratamento correto. Engraçado, eu que procurava ficar sempre longe dos médicos, agora tenho que conviver com eles o tempo todo. No meu caso, que bom que eles existem!

Mesmo com médicos e exames ao meu redor, tive um momento especial nestes últimos dias. "Meu amor", mesmo com sua limitação, com o pé em recuperação, e mesmo com a limitação da minha doença, me proporcionou uma viagem que renovou minhas esperanças e minha vontade de viver. Passamos alguns dias só nós dois e, apesar da saudade que sentimos dos nossos filhos, curtimos demais. Para superar nossas limitações, andamos em torno de 1800 km de carro admirando tudo por onde passávamos.

Nas viagens geralmente o que mais curtimos são as comidas e nessa não foi diferente. Eu que já havia engordado um pouco devido às doses de cortisona que tomei, engordei mais um pouquinho por comer um pouco além. Acho que isso deve ser um bom sinal, pois a doença não está me consumindo. Acredito que voltando aos hábitos saudáveis de alimentação meu peso também va voltando ao normal.

Assim que voltamos de viagem recebi um presente especial: o livro "De volta a vida" que conta a história de Lance Armstrong, o ciclista que depois de passar por um câncer quase terminal, voltou às pistas e venceu sete vezes o Tour de France. Valéria, muito obrigada, foi um presente mais que especial e não consigo parar de ler o livro. Já tinha procurado o livro por várias livrarias, mas não tinha conseguido encontrar. A prima Valéria encontrou e me deu de presente. O livro é tudo que imaginei e está servindo de inspiração para que eu continue lutando. Recomendo a leitura para qualquer pessoa, mesmo que não esteja passando pelo câncer.

No livro, Lance fala o tempo todo de sua mãe e isso me fez lembrar da minha, que é uma benção de Deus na minha vida. Obrigada mãezinha por seu apoio incondicional.

Estou mesmo em um momento muito especial onde tenho certeza que vou vencer esta luta! Tenho apenas que deixar que o tempo se encarregue do caminho e fazer a minha parte.