segunda-feira, 30 de maio de 2011

Última aplicação???

Pois é... Não foi a última aplicação. Achei que iria me livrar das agulhadas, mas não mando mais em mim. Quem manda no meu corpo é meu médico e confio muito nele. Só tenho que ter paciência para cumprir o caminho que ele tem para me ajudar a viver.

Na terça passada fiz mais um exame de sangue. Fiquei muito ansiosa pois uma semana antes minha imunidade estava baixissima. Graças a Deus deu tudo certo e meus soldadinhos não me deixaram na mão.

Na quarta, dia 25, fui para a clínica fazer a quimio e antes tivemos a consulta. Quem foi comigo desta vez foi minha filhota, meu anjo, que ficou comigo até na hora do almoço, meu outro anjo, minha mãe, ficou comigo a tarde. A consulta foi ótima, tudo ótimo, tirei muitas dúvidas, só que descobri que meus próximos passos serão 6 aplicações de um medicamento (Alimta), de 21 em 21 dias. O único consolo é que as aplicações serão mais rápidas, em torno de 2 horas (e não 6 como eram as anteriores). Meu médico pediu vários exames para ver em que pé estamos. Vou fazer ultrassonografia de pescoço, ultrassonografia de abdomen total, raio X do pulmão, além de inúmeros exames de sangue. Rezo muito para que estejamos indo em frente!

Na quinta, 1 dia após a aplicação, estava ótima! Tanto que até levei, dirigindo, meu marido no médico para fazer perícia do pé quebrado. Falando no pé quebrado, ele está evoluindo aos poucos, com dificuldades para andar, mas sempre evoluindo. Temos sido ótima companhia um para o outro, apesar da situação.

Já na sexta comecei a sentir os efeitos da quimio e tive um pouco de enjôo, mas muito cansaço. Foram 3 dias quase que só deitada, mas passou. Hoje amanheci bem melhor. Os dias são assim: cada dia tem de ser no seu dia e nunca sabemos ao certo como será cada um deles. Estar bem é uma benção e o que me faz seguir forte é saber que os dias ruins passarão e os bons virão me alegrar.

Meu rosto, hoje, depois de 4 meses do início do tratamento, às vezes me assusta um pouco. Demorou mas estou com cara de quem tem câncer, os olhos, principalmente, denunciam. Apesar de me assustar, isto não é uma reclamação, mas apenas uma constatação. Poder viver é muito mais do que aparentar ou não a doença. Estou assim e é só isso. Vamos em frente.

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Versando...


Câncer!
Que fazes aqui?
Vieste em silêncio,
Sorrateiro,
Não pediste para vir.
Será um engano?
Será que não sabes
Que tenho tanto para viver?
Família para amar?
Amigos para abraçar?
Coisas a fazer?
Agora que já sabes
Toma teu caminho.
Teu lugar não é aqui.
E tenha uma certeza:
Te vencer vou conseguir.

quinta-feira, 19 de maio de 2011

As aparências enganam

Logo após a última aplicação me surpreendi o quanto passei melhor do que das outras vezes. Já se passaram duas semanas e tenho me sentido ótima. Minha vontade é de agitar meu dia a dia, mas nem tudo é como queremos. Ontem fiz um exame de sangue para verificar a quantas anda minha imunidade e, mesmo estando tão disposta, ela está baixíssima.

Isso sim me dá um pouco de ansiedade pois a próxima aplicação é na quarta que vem e preciso atingir um nível mínimo até lá. Não gosto de ter de passar a comer coisas que não quero e tomar vitaminas e outros remédios, mas é assim que tem de ser. E já que tem de ser assim, vamos lá soldadinhos, apareçam!!!

Tudo o mais está indo bem. Maridão aprendendo a conviver com a falta de mobilidade pelo pé quebrado e ansioso para voltar ao trabalho. A vida é assim, existem momentos de aprendizagem e não podemos ignorá-los. Temos de viver dia a dia, passando por todos os obstáculos sem perder a fé e a esperança de que tudo vai dar certo.

Vamos em frente!

sábado, 14 de maio de 2011

Imprevistos acontecem


Imagem da internet


Já são 10 dias passados da última aplicação e estou ótima! Realmente este novo medicamento fez a diferença. Além disso, estou fazendo um tratamento paralelo que parece ter ajudado bastante. Desta vez mal senti enjôos, apenas senti o corpo um pouco cansado nos primeiros dias. Caso alguém se interesse em saber mais a respeito deste tratamento pode escrever para o meu e-mail (cida.ufmg@gmail.com) que darei todas as informações.

Os dias em casa têm sido de muita reflexão e conhecimento de mim mesma. O câncer, além de nos permitir a revisão de vários conceitos, nos permite também um autoconhecimento absurdo. Exercitamos o tempo todo nossa paciência e tolerância, aguardando o tempo passar e nosso corpo reagir.

A grande novidade é que meu marido quebrou o pé na quinta-feira e não poderá pisar por 15 dias e depois por mais 15 dias só poderá pisar usando muletas. A vida nos freia de repente e temos que reaprender o dia a dia. Agora estamos nós dois, um cuidando do outro e compartilhando estes novos aprendizados. Apesar da situação, temos nos divertido com as novas situações, além de termos conversado muito sobre tudo. Nossos filhos têm sido nosso apoio e têm feito tudo que não podemos fazer. Temos muito que agradecer a Deus a família que temos.

A lição que podemos tirar nessa situação é que a vida não é definitiva nunca. Um simples fato como atravessar uma rua e pisar errado ao descer do passeio pode mudar tudo de repente e toda uma maneira de viver tem de ser modificada e adaptada para seguirmos em frente.

O importante é que já estamos novamente adaptados e procurando viver com alegria os momentos que estamos tendo pela frente. A todos um ótimo fim de semana!

terça-feira, 10 de maio de 2011

Perdas...

 Imagem da internet.

Muitos dizem que perder os cabelos é o de menos. Diante da situação de vida e morte, realmente é o de menos, mas os cabelos nos dão identidade e fazem parte dela. Em um primeiro momento não foi tão difícil perdê-los, mas no dia a dia, estando viva, foi difícil e ainda está sendo a adaptação.

Diriam alguns: "que absurdo pensar em cabelos com uma doença tão grave!" Mas não é tão absurdo assim. Passamos por muitas perdas, perdemos o controle sobre o nosso dia a dia e a doença assume esse controle. Perdemos nossa rotina. Perdemos o convívio, a liberdade de andar em público. Perdemos a confiança em nós mesmos, pois não sabemos nem se continuaremos a fazer parte do mundo. Perdemos até mesmo nosso direito de fazer opções. A doença toma conta de tudo! Então, perder os cabelos e também sobrancelhas e cílios revoluciona a nossa imagem. Mexe com nossa autoestima e segurança. Significa uma reconstrução de nós mesmos diante do que vamos aparentar aos outros.

Mulheres que estejam passando por isso ou já passaram entenderão perfeitamente meu relato.

Apesar de ser tão difícil estou me adaptando e para isso tenho contado com o apoio e o carinho daqueles que amo. Tenho me virado com uma peruca, faixas e lenços. Dá para ficar bonita com alguns acessórios e devagar vou reconstruindo minha imagem.

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Só boas notícias!

As boas notícias começam com meu exame de sangue na terça-feira que significou meu ótimo estado para tomar aplicação. Meus soldadinhos não me abandonaram e vieram em turma me defender.

Meus cabelos, desde domingo, estavam caindo em turma e na terça mesmo sai logo cedo com minha filha para comprar uma peruca, foi difícil encontrar alguma que realmente caisse bem, mas conseguimos achar uma. Ela não ficou perfeita mas nada que um corte não resolvesse. Meu cabelo já estava me incomodando muito, não podia encostar que saia com a mão cheia. E continuando esse assunto, ontem logo depois da aplicação, meu marido me acompanhou ao salão e raspei a cabeça. Achei que seria uma hora difícil, mas não foi. Encontramos um cabelereiro muito bom e ele raspou minha cabeça e já fez o corte da minha peruca. Ficou linda e fiquei até uns anos mais nova com ela. Assim que der vou tirar uma foto e postar aqui.

A consulta ao meu oncologista foi ontem e estava ansiosa para ouvir a análise da minha tomografia. Não podia ser melhor! Tirei todas as dúvidas e aquilo que estava me preocupando que é a "opacidade em vidro fosco" e o leve "derrame pericárdico" podem ter sido consequência da quimio e nada para me preocupar muito. De qualquer maneira vou fazer uma consulta com um cardiologista nos próximos dias. Além disso questionei meu oncologista quanto aos próximos passos do tratamento: daqui 21 dias faço minha última aplicação da quimio, depois uma análise através de um raio X e somente se for necessário farei 5 semanas de radioterapia, de segunda a sexta, para fechar o tratamento. Estou muito confiante que sairei desta renovada! Ah... a redução do meu tumor foi de quase 50%. É ou não é para ficar confiante?

Como sempre a visita ao oncologista me deixa muito animada. A aplicação foi ontem mesmo e durou 5 horas. Foi mais fácil que das outras vezes pois tenho cada vez mais consciência de que ela está me salvando. Meu marido e minha mãe me fizeram companhia e foi bem agradável ter estado com eles por lá.

Que bom que só tenho boas notícias, não é? Agora uma observação interessante: mulher careca, sem nada, é muito estranho (hehehehe), mas que é  gostoso é! Para tomar banho é bom, para dormir é bom e quando está calor bate um ventinho muito gostoso! Tudo tem um lado bom.

domingo, 1 de maio de 2011

Resultado da tomografia



Ontem pegamos o resultado da tomografia. Ao mesmo tempo que ficamos felizes, ficamos um pouco preocupados. Realmente houve uma redução do tumor e das "linfonodomegalias". Mas também houve algo novo que é uma tênue "opacidade em vidro fosco" que ainda não sei o que é e um discreto "derrame pericárdico" que também não consegui entender quais as implicações no quadro geral.

Estamos, portanto, aguardando ansiosos a consulta de quarta-feira para entender melhor o que está acontecendo.

O importante é que estamos no caminho certo e o tratamento está dando resultado. Como sempre, não sinto nada e acho que isso é excelente nesta situação. Não sinto dor alguma e muito menos falta de ar ou outro sintoma qualquer. Vamos vencer esta luta.

Minha grande força continua sendo minha família, que amo tanto, e não me abandona em momento nenhum. Minha mãe está sempre comigo, almoçamos ontem na casa dela uma delícia de macarronada e almoçamos hoje aqui em casa. Muito bom tê-la  e ao meu pai emprestado sempre por perto! Além deles, meus amores (marido, filhos e genro) estão sempre me paparicando e são a base sólida que me sustenta nesta luta.

Fiz um exame de sangue na quinta e minha imunidade está muito baixa. Estamos na batalha para aumentá-la até quarta para que a aplicação possa acontecer. Meus cabelo? Acho que desta semana não passam. Estão caindo como nunca e se continuar assim devo comprar uma peruca ainda no fim desta semana. Foi bom enquanto durou! Dizer que não me importo é mentira, mas não tenho como fazer com que seja diferente e que venha a peruca! A hora está chegando.